Congresso Mundial da Tendência Marxista Internacional 2023

O Congresso deste ano da Tendência Marxista Internacional (TMI) marcou um grande ponto de viragem na história da nossa organização, no meio de uma profunda mudança na sociedade. Tendo quase duplicado as nossas forças desde a pandemia, o Congresso estava pleno de espírito de luta juvenil e determinação. Mais de 400 camaradas vindos de mais de 40 países, angariaram 630.000 euros para a causa revolucionária e declararam triunfante: “os comunistas chegaram!”

[Source]

Milhares de pessoas assistiram online aos trabalhos, com 200 camaradas reunidos no Paquistão, uma grande festa de camaradas suíços organizada sobre os Alpes e muitos mais em todo o mundo, de Toronto a Londres.

O Congresso realizou-se de 7 a 12 de agosto em Itália, tendo como pano de fundo uma das maiores crises da história do capitalismo. Cada vez mais trabalhadores e jovens são atraídos para as ideias do comunismo como a única saída, e o Congresso esteve unido em torno duma vontade férrea em alcançar essas camadas e construir a organização revolucionária de que a classe trabalhadora precisa para vencer a batalha do futuro e, finalmente, derrubar este sistema apodrecido.

Muitos dos delegados e visitantes mostraram uma imensa determinação simplesmente para conseguirem chegar ao evento. Camaradas do Paquistão ao Peru enfrentaram longas viagens e regulamentos racistas de atribuição de vistos para poderem participar. Um camarada da Mauritânia viajou durante três dias por vários países para visitar o Congresso. Um camarada paquistanês passou 56 horas a viajar para Itália para participar (tendo tido o seu visto continuamente adiado) e foi recebido com uma estrondosa ovação pelos camaradas quando chegou ao quinto dia do Congresso. Este é o tipo de garra de que precisamos!

Mundo em crise

O Congresso abriu com uma comovente homenagem a Esteban Volkov, neto do revolucionário russo Leon Trotsky, que infelizmente faleceu no início deste ano. Os camaradas fizeram um minuto de silêncio em homenagem e reflexão sobre a defesa intransigente de Esteban das verdadeiras tradições de Trotsky, do bolchevismo e da Revolução Russa.

Esteban Volkov foi uma das últimas ligações entre a nossa geração e uma geração forjada num período de luta feroz entre revolução e contrarrevolução, na época que começou com a Revolução Russa de 1917 e terminou com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Como eles, estamos no limiar de um novo período mundial de agitação revolucionária.

Seguiu-se o Congresso com uma discussão sobre perspectivas para a revolução mundial. Alan Woods, Editor da marxist.com, explicou a importância de compreender os processos concretos da luta de classes no mundo que nos rodeia, comparando as perspectivas da TMI com o mapa e a bússola de um marinheiro. Sem uma compreensão do rumo da luta de classes, estaríamos perdidos na maré dos acontecimentos.

Iniciando sua palestra, Alan destacou que “a profunda crise do capitalismo é clara para um cego”. A dívida global atingiu proporções impressionantes, em torno de 300 trilhões de dólares – 350% do PIB mundial. Isto não tem precedentes.

Após um longo período de globalização, este processo transformou-se no seu oposto, com a economia mundial a desintegrar-se em blocos. O protecionismo e a rivalidade imperialista estão a aumentar, preparando o terreno para conflitos militares e guerras comerciais.

O Congresso aconteceu um ano e meio após o início da guerra na Ucrânia. No meio duma contraofensiva paralisada, o regime de Kiev começa a desesperar. Está a devorar os stocks de projéteis de artilharia, veículos e munições acumulados pelos seus sponsors imperialistas ocidentais.

Neste conflito por procuração das potências imperialistas, a palavra de ordem dos comunistas em todo o lado é a de Karl Liebknecht: “o inimigo principal está em casa!” A tarefa dos comunistas é, antes de mais, combater a nossa própria classe capitalista.

Em poucos lugares isso será mais difícil do que na própria Rússia, onde os camaradas têm de enfrentar a repressão, as dificuldades económicas, a propaganda do regime e a confusão espalhada pela liderança chauvinista do Partido Comunista russo.

E, no entanto, contra tudo isto, os camaradas da secção russa da TMI mantiveram-se corajosamente firmes nos seus princípios. Sem vacilar, prosseguiram a tarefa de construir uma tendência internacionalista genuinamente revolucionária. Foi com um sentimento de imenso orgulho e solidariedade que todos os delegados, visitantes e participantes online ouviram as muitas e excelentes contribuições da nossa delegação russa.

A Tendência Marxista Internacional assumiu uma posição de princípio e internacionalista em todos os lugares. De facto, poucas horas após a eclosão do conflito, publicámos uma declaração em que expúnhamos a nossa análise e a nossa posição internacionalista. Os reformistas e sectários são forçados a corar com as palavras que escreveram ainda ontem. Mas, mais de um ano depois, não sentimos necessidade de mudar uma palavra da nossa declaração, que foi aprovada por unanimidade pelo Congresso.

A guerra está a acelerar a fratura do mundo em blocos em disputa. O declínio do imperialismo norte-americano põe em causa o poder de Washington em partes do mundo que tem dominado há décadas: no Médio Oriente, na África Ocidental e noutros locais.

A guerra, por sua vez, está a promover a queda da economia mundial. Agora, a economia chinesa, que sustentou a economia mundial após a crise de 2008, está a abrandar e a endividar-se. Isto terá consequências desastrosas para toda a economia mundial.

Como Alan explicou, não há um governo no mundo que possa reivindicar a estabilidade do passado. Mesmo em países tradicionalmente estáveis, como os EUA e a Grã-Bretanha, assistimos à agitação social, a motins e à eclosão de vagas de greves. Na Alemanha, todos os partidos que estiveram no poder na última década estão em declínio, e isso começou até antes do orçamento de austeridade de € 30 bilhões em cortes ter sido anunciado recentemente pelo governo.

Esta já não é uma perspectiva para o futuro: a luta de classes já é um facto num país após o outro. A consciência das massas está avançando rapidamente e, sob as atuais condições pode mudar completamente em 24 horas.

Essa discussão deu o tom de todo o Congresso. Vivemos um período de revoluções e contrarrevoluções, onde a consciência das massas está em fluxo. Tais condições são ideais para uma luta concertada para a construção de uma organização comunista internacional, e só a TMI possui os meios para o fazer!

Construir uma organização bolchevique

As nossas ideias, perspectivas e análises são a nossa principal arma e a única justificação para a nossa existência como organização marxista. Mas ideias sem organização são como uma faca sem lâmina. Os métodos necessários para criar tal organização formaram o conteúdo da segunda sessão sobre “Construir uma Organização Bolchevique”, conduzida por Jorge Martín.

Jorge explicou que, embora em certo sentido a IMT seja uma organização antiga, ela carrega consigo todas as tradições e experiências do marxismo genuíno, remontando a Marx, Engels e à Primeira Internacional; por outro lado, a IMT é muito jovem: desde 2020, quase duplicou de tamanho. Muitos dos grupos que estão a lançar as bases para futuras e poderosas secções existiam em 2018. Esmagadoramente, o crescimento da TMI tem sido entre os jovens.

Esta sessão foi precisamente sobre a formação e educação desta camada de jovens nos métodos comunistas do centralismo democrático, para criar uma organização bolchevique disciplinada e combativa.

Na luta por tal organização, inevitavelmente entramos em contato com uma infinidade de ideias radicais que permeiam os movimentos operários e estudantis, sobretudo as ideias divisionistas e perniciosas das chamadas “políticas identitárias”.

Das calúnias de que Jeremy Corbyn era uma espécie de “antissemita”, às declarações “pró-LGBT” de Dina Boluarte, que se instalou como presidente do Peru através de um golpe de direita e agora tenta dar-se ares “progressistas” – a política identitária é usada pelos inimigos da classe trabalhadora para semear confusão e divisão.

Alguns membros da esquerda, particularmente no meio estudantil pequeno-burguês, acreditam que é tarefa dos marxistas criar um “espaço seguro” para os oprimidos e oprimidos, a salvo dos problemas do capitalismo.

Mas essa não é a função da TMI. Não estamos a construir um grupo de apoio, nem um clube social, nem um círculo de leitura intelectual. Estamos unidos na luta internacional pelo comunismo e o que precisamos são precisamente de combatentes.

Como disse Adam Booth, da Grã-Bretanha: “Não somos vulneráveis, somos bolcheviques. Podemos mudar o nosso ambiente… Não precisamos de pessoas treinadas em terapia ou resolução de conflitos, precisamos de pessoas treinadas em bolchevismo e marxismo.

Luta de classes na República Romana

Uma sessão particularmente agradável tratou de um assunto que alguns podem pensar estar fora de lugar num congresso de revolucionários: o lançamento do livro Luta de Classes na República Romana, de Alan Woods, recentemente publicado pela Wellred Books.

Este novo e empolgante volume representa a primeira história completa da República Romana a partir de uma perspectiva marxista. Mas por que deveriam os marxistas analisar eventos com mais de dois mil anos?

Desde a sua fundação por um bando guerreiro de camponeses latinos, passando pelas Guerras Púnicas e a ascensão da escravidão, até a queda final da República e a instituição do Império, a história da sociedade romana foi impulsionada por uma luta de classes muitas vezes feroz que é cheia de lições que não só permanecem relevantes, mas continuam sendo uma fonte de tremenda inspiração.

Entre essas grandes figuras, Alan destacou a importância histórica dos irmãos Graco, membros da elite dominante que, no entanto, se tornaram campeões das massas plebeias oprimidas.

E, claro, Espártaco, cujo nome brilha ao longo dos tempos como o maior representante revolucionário do mundo antigo, e um dos seus melhores generais, tendo organizado os escravos mais desesperadamente oprimidos, transformando-os numa força de combate que deu golpe após golpe contra o poder de Roma.

O período atual tem muitos paralelos cruciais com a Roma Antiga e, estudando as lições do passado, podemos nos preparar para as lutas que virão. A Luta de Classes na República Romana publicada pela Wellred Books pode ser encomendado AQUI!

Movimento Socialista na Catalunha

Na penúltima noite do Congresso, centenas de camaradas, delegados e visitantes de todo o mundo encheram o salão principal para uma sessão com dois camaradas do Movimento Socialista da Catalunha.

Os camaradas catalães explicaram as origens da sua organização, as suas perspectivas e a luta que travam pelo comunismo. O desenvolvimento do Movimento Socialista é extremamente interessante e sintomático de uma camada de jovens que rompe com o reformismo e o colaboracionismo de classe. Em vez disso, os camaradas tomaram uma posição clara com base nas ideias comunistas.

A comissão foi extremamente interessante para todos aqueles que compareceram, permitindo uma frutuosa e solidária troca de ideias.

És comunista? Então organiza-te!

A sessão final do Congresso foi dedicada à construção da TMI em todo o mundo. O foco principal da sessão foi a nova e ousada campanha da TMI, centrada no slogan: “És comunista? Então organiza-te!”

Este slogan pretende captar o estado de espírito dos milhões de trabalhadores e jovens em muitos países do mundo, que agora veem o comunismo como a única saída para a atual crise.

Os nossos inimigos também estão a tomar conhecimento disso. Os camaradas citaram o recente relatório do Fraser Institute, que situa o apoio ao comunismo entre os jovens em países como a Grã-Bretanha, os EUA e o Canadá entre os 20% e os 30%. Isto significa que há literalmente milhões de jovens trabalhadores que poderiam aderir a uma organização comunista nesses países.

O sucesso do arrojado apelo da TMI à juventude comunista manifesta-se no rápido crescimento da organização em muitos países. O Socialist Appeal, a secção britânica da TMI, avançou de 800 membros no início do ano para mais de 900 agora, e está a caminho de alcançar o importante marco de 1.000 membros ainda este ano, o que colocará firmemente o comunismo no mapa na Grã-Bretanha.

Várias outras seções pretendem alcançar um tamanho semelhante nos próximos dois anos, e 8 seções ultrapassaram a marca de 100 membros desde o último Congresso presencial.

No Canadá, apenas uma semana após o lançamento da campanha, quase 150 pessoas pediram para aderir à TMI. Camaradas transmitiram experiências inspiradoras semelhantes em países como Brasil, Suíça e Suécia.

Como disse o camarada Hamid, editor da marxist.com: “O campo está aberto para crescer, e estamos abrindo uma nova etapa em nossa história”.

Realizações impressionantes

O crescimento da TMI lançou as bases para importantes avanços em todas as frentes a nível internacional.

Grandes eventos públicos são organizados por seções da TMI em todo o mundo, como o Festival da Revolução na Grã-Bretanha, a Escola de inverno de Montreal no Canadá, o Pfingstseminar na Áustria, as Escolas Marxistas de inverno e verão no Paquistão, a escola francófona na Suíça e muito mais.

A Wellred Books – editora da TMI – tem dado grandes passos em frente nos últimos anos. Este ano (até agora), a Wellred vendeu 8.200 livros, um aumento significativo em relação aos 5.800 vendidos em todo o ano de 2019. Além disso, a revista Em Defesa do Marxismo (América Socialista, em língua espanhola)– a revista teórica trimestral da TMI– já é distribuída internacionalmente para 30 países.

Em 2024, a TMI lançará o Ano de Lenine, para comemorar o 100º aniversário da morte do grande revolucionário russo. Esta campanha será dedicada à defesa da vida e das ideias de Lenine contra as calúnias burguesas e estalinistas, que tentam distorcer ou mistificar as ações de um dos maiores marxistas que a luta de classes alguma vez produziu.

As celebrações serão iniciadas com a biografia política de Lenine, escrita por Rob Sewell, que será uma ferramenta inestimável para os revolucionários aprenderem sobre as ideias de Lenine e a sua longa batalha pelo socialismo.

Determinação e sacrifício

Um dos aspetos mais inspiradores do Congresso foi o sacrifício financeiro de todos os camaradas, para expandir e desenvolver o trabalho da Internacional. Em 2018, a TMI impôs-se a tarefa de angariar 500 mil euros ao longo de cinco anos. Este ano, após cinco anos de determinada angariação de fundos, foi anunciado que angariámos mais de 2,1 milhões de euros – mais do que quadruplicando o objetivo inicial!

Numa coleta eletrizante, foram angariados 630 000 euros, batendo a ambiciosa meta de 450 000 euros para este ano. Considerando a inflação galopante que atualmente assola a economia mundial e o rápido aumento do custo de vida em muitos países, a escala da coleta deste ano é ainda mais impressionante.

Grandes doações vieram de camaradas das nações capitalistas desenvolvidas, como Suíça, Canadá e EUA, mas as contribuições dos camaradas que vivem nos países que sofrem o peso da crise capitalista foram ainda mais comoventes e têm um poderoso significado político.

As secções e grupos da TMI em países desde a Venezuela ao Sri Lanka fizeram sacrifícios incríveis que refletem a determinação de todos os camaradas em estar à altura das tarefas históricas que temos pela frente.

O melhor Congresso Mundial de sempre!

Concluindo o Congresso, Hamid fez uma avaliação animadora da tarefa que a TMI enfrenta:

Em todos os países assiste-se a um processo decisivo para a revolução… Estamos aqui por uma causa específica: construir uma organização revolucionária.

Ficou evidente para todos os camaradas que este período será um ponto de viragem para a organização, que desenvolverá o trabalho numa escala superior. A TMI está mais forte e a crescer mais rapidamente do que nunca.

Citando Lênin, Hamid lembrou ao Congresso que “o marxismo é todo-poderoso, porque é verdadeiro“. A TMI conseguiu entrar nesta nova etapa de confiante crescimento como resultado direto de nossa firme compreensão das ideias do marxismo genuíno.

Uma organização é o produto direto das ideias em que se baseia. No encerramento do Congresso Mundial deste ano, os camaradas estavam mais determinados do que nunca a libertar o potencial da TMI em todo o mundo.

Como disse Hamid, todos os camaradas da TMI vão “usar a energia deste Congresso para nos impulsionar para a próxima faseO que ficou demonstrado neste Congresso foi o espírito de solidariedade, determinação revolucionária e sacrifício dos camaradas, é isso que nos dá a nossa força invencível e a capacidade de superar todos os obstáculos.

Join us

If you want more information about joining the IMT, fill in this form. We will get back to you as soon as possible.